segunda-feira, 29 de junho de 2009

OS FEITICEIROS DO CÉU

.
Dos cerca de 7.000 padres e religiosos católicos encarcerados nos campos de concentração nazis, apenas cerca de 2.000 terão sobrevivido.
Assassinados nos fornos crematórios, ou mortos pelas condições de vida infra-humanas a que os prisioneiros estavam submetidos.
Mas, nem por isso, a sua vontade de resistência cedeu. Antes pelo contrário.
Tratados pelos nazis por «Feiticeiros do Céu», «Cães do Céu», «Palhaços do Céu», souberam conquistar um lugar relevante entre os heróis da resistência. Com um esforço heróico asseguraram a assistência religiosa aos moribundos, organizaram redes clandestinas de distribuição de alimentos, planearam evasões. Em suma, lutaram contra a morte organizando a vida nas condições de uma clandistinidade, mais que nenhuma outra, difícil.
A força da sua vontade está bem patente na ordenação clandestina de Karl Lejsner, no campo de Dachau.
«Os Feiticeiros do Céu» é uma obra que vem tornar conhecida a luta travada pelos padres e religiosos católicos e, simultaneamente, presta homenagem àqueles que, lado a lado com comunistas, resistentes, médicos, abalaram o sistema concentracionário nazi.
Christian Bernadac, seu autor, é também autor de «Os Médicos Malditos» e de «Os Médicos do Impossível», obras que, com «Os Feiticeiros do Céu» revelam um capítulo trágico da história do III Reich.
.
Autor: CHRISTIAN BERNADAC
Título: OS FEITICEIROS DO CÉU
Título Original: "Les Sorciers du ciel"
Tradução: Mário Alves
Editora: Editorial Inova

Nenhum comentário:

Postar um comentário